Reja está tendo o reconhecimento merecido?


Por Bruno Anastácio, da SS Lazio Brasil, com muitas adaptações minhas(João Pedro Almeida)



Estariam os laziales sendo injustos com seu técnico?

Ontem como foi de conhecimento de todos, o técnico da Lazio, Edoardo Reja pediu demissão ao Presidente Lotito e teve seu pedido rejeitado. Após uma longa reunião com o presidente e os jogadores, Reja se confortou com o apoio declarado por eles e tudo indicou para uma permanência. Hoje em entrevista coletiva, o treinador confirmou que continua sua caminhada na Lazio, entretanto suas palavras foram duras, algumas vezes ambíguas, mostrando ainda uma certa incerteza e insegurança na sua decisão, além de uma enorme mágoa daqueles que te criticam desde o inicio do seu trabalho. O fato é que o tecnico Goriziano não aguenta mais a pressão e insatisfação dos Laziales com o seu trabalho e somente as vitórias calarão os criticos e encerrarão essa crise. Mas o que quero colocar em questão agora, não é o que nos espera nesse futuro próximo ou distante, (falarei a respeito no fim desse post) e sim gostaria antes de fazer uma reflexão com você que é leitor e fazer-lhe o seguinte questionamento: será que estamos sendo justos com o Reja?



Só pra iniciar digo-lhes que o Edy Reja é o tecnico com melhor aproveitamento na Lazio em pontos disputados desde a passagem de Eriksson, quando o time
biancoceleste levou o Scudetto com um grande time. É bem verdade que R.Mancini e D.Rossi foram campeões comandando o time posteriormente e chegaram a Champions, algo que o Edoardo ainda não fez, mas devemos considerar que o atual técnico tem menos tempo de clube que os anteriores e mesmo assim possui melhor aproveitamento que seus antecessores. O técnico de Friulli já disputou 60 partidas oficiais pela Lazio(55 pela Serie A, 2 pela Copa Italia e 3 na Liga Europa) conquistando 30 vitórias, 11 empates e 19 derrotas possuindo assim aproveitamento de 56%. Nesse tempo, nos salvou da Serie B, numa temporada desastrosa e nos levou na temporada seguinte ao topo da tabela do inicio ao fim do Calcio, terminando numa honrosa 5°posição, deixando a Champions escapar no saldo de gols e superando e muito as expectativas que existia sobre o material humano que ele tinha em mãos. Quem sabe se algumas arbitragens não tivesse atrapalhado, como nos clássicos contra a Roma, Juventus e Napoli e se o Zárate tivesse batido aquele pênalti em Údine de uma forma mais condizente com a importância do jogo, o feito poderia ter sido muito maior.



Mas essa temporada acima do esperado criou uma grande expectativa para a seguinte e somado às chegadas de jogadores como Klose e Cissé, todos cravavam(inclusive eu, que ainda cravo) que a temporada 2011/2012 será a de reafirmação da Lazio como grande time na Itália e Europa. Apesar disso, o ano realmente não começou como esperado, e as críticas a Reja começaram muito antes do previsto, muitas vezes de forma excessiva. Mas devo lembrar que o time mudou muito em relação à temporada passada, na minha opinião para melhor, por isso acredito na recuperação e afirmação da Lazio. Entretanto, será necessário encontrar uma nova forma de jogar, levando em conta as características diferentes dos jogadores novos do elenco, pois isso requer tempo, mudar agora jogaria fora toda pré-temporada e nós sabemos o quanto isso é importante na forma europeia de se fazer futebol. São apenas duas rodadas, onde fizemos um bom jogo e um jogo ruim. Vejo o atual campeão do Italiano com campanha idêntica a nossa e o atual vice ainda pior, além do maior rival, que também encontra-se na mesma situação. Por isso não há motivo para tanto desespero, é só o início de uma nova etapa desse trabalho que começou bem e ainda está muito bom, se olharmos de uma forma mais racional.



Portanto me parece exagerada essa cobrança em cima do Reja, sem dúvidas isso em muito se deve pela grande paixão que a torcida possui pelo Zárate. A relação dele com o técnico nunca foi boa e o "Maurito" fez questão de colocar na conta do técnico a sua saída. Mas a grande verdade é que poucos tinham paciência com o argentino no elenco, e o jogador também parecia querer sair para um clube maior. Então, acabou sendo inevitável a sua negociação. Outro ponto que joga contra o Reja é a dificuldade que ele tem de vencer a Roma. Obviamente é otimo vencer o Derbi, é uma sensação maravilhosa e a torcida está merecendo esse sucesso, mas ainda melhor é o time terminar o campeonato na frente da Loba da Capital. Isso raramente aconteceu nesses anos, onde a Lazio até vencia o clássico, mas ficava a "quilômetros" de distancia na tabela, enquanto a Roma brigava na parte de cima. A última temporada em que os biancazzurri tinham ficado na frente foi a 2002/2003, quando, com Mancini, conseguiram a vaga para Champions, 4° lugar com 60 pontos ganhos, enquanto a Loba ficou em 8° com 49. Com Reja, novamente a gialorrossi foi deixada para tras, um feito a ser valorizado, já que ao menos no Scudetto da Capital o time saiu vencedor


Por fim dou o pitaco prometido no início do post: vejo ainda com desconfiança essa permanência do Reja, mesmo sendo que ele fique, como já deixei externar no texto, ainda acho que tudo pode mudar no próximo tropeço, principalmente se este ocorrer hoje contra o Cesena. Não descarto ainda que essa permanência seja apenas provisória, ou seja, que o técnico tenha aceitado ficar somente até o dia que o Lotito feche com seu substituto, o que seria mais uma prova do respeito que o técnico tem com a Sociedade. Falando em substitutos, muitos nomes já foram ventilados: Benitez (inadaptado ao calcio) e Lippi (excelente opção) cobram um alto salário, que dificulta a chegada. Já Del Neri é mais barato, mas sua fidelidade ao 4-4-2 o afasta do clube, devido a incompatibilidade do elenco com esse esquema, principalmente o Hernanes, que não se acha nesse módulo de jogo. Outras opções são: Donadoni (incógnita pra mim), Marino (negou haver contato) e De Canio (técnico do Lecce na temporada passada e, segundo o Lazialita.com, é o favorito de Lotito para assumir o time). Acabando a lista chegamos a Casiraghi, que seria uma grande aposta, pois teve passagem apenas razoável na Itália sub-21 com classificação para Olimpíada em Pequim e discreto 5° lugar na competição e agora eliminação no Europeu para Bielorrússia ficando fora das próximas Olimpíadas. Entretanto é ex-atacante, foi goleador na Lazio, tinha espirito de liderança e chegou a ser capitão do time. Por isso, poderia formar um time ofensivo voltado a jogar para os dois grandes artilheiros que temos. Delio Rossi é outro nome, porém este não aparaceu na lista "oficial", mas segundo o Lalaziosiamonoi.it seria o favorito da torcida. Vamos esperar os próximos capítulos dessa nova novela que gira em torno da permanência ou não de Reja, mas como já disse, torço pela permanência, que significa ao mesmo tempo a recuperação no campeonato, iniciada ainda hoje em Cesena.

0 comentários

Deixe aqui sua opinião sobre o artigo acima!

Obrigado por comentar!

Blog Tudo sobre o Calcio - Todos os Direitos Reservados
Modelo original por SimplexDesign. Editado por João Henrique Franco e João Pedro Almeida