Hoje darei inicio a um editorial novo aqui no Blog, no qual retratarei antigos jogadores estrangeiros que passaram pela Lazio e a nacionalidade destes irá coincidir com nossos adversários em Competições Europeias. O objetivo é mostrar o tamanho da Família Lazio, afinal o clube possui torcedores em todo canto do mundo.

Antes de falarmos do nosso próximo adversário, farei uma recapitulada dos antecessores, começamos pelo Rabotinicki, time Macedônio. Esse país nos faz lembrar quem? Goran Pandev, maior jogador da história da Macedónia e que defendeu a Lazio na maior parte de sua carreira, foi o nosso grande jogador na última Champions que jogamos e também foi campeão do torneio com a Inter, time para o qual se transferiu após uma conturbada saída, motivada por discussão com o Presidente sobre a renovação do contrato. Apesar disso tem sua história na Lazio e sem dúvida isso tornou muitos Macedóôios torcedores da Lazio, mesmo num país inexpressivo no futebol..

Falemos um pouco agora do nosso segundo oponente nessa Liga Europa, trata-se do Vaslui da Romênia. Mas não são boas as recordações deste, afinal quase foi proporcionado um vexame para o torcedor laziale, que viu o time sofrer para conseguir um empate. Apesar disso, acredito que no jogo de volta, o time vencerá em plena Romênia e com o apoio maciço dos torcedores da Lazio espalhados pelo país, admiradores do zagueiro-lateral Stefan Radu, convocado constantemente pra Seleção Romena e jogador da Lazio. É bem verdade que o Radu não é para Roménia o que o Pandev é para Macedónia, mas é um bom jogador que desperta interesse de grandes clubes pela Europa e através dele é plantada a raiz biancoceleste também naquele país.

Amanhã o oponente é o maior e mais difícil adversário até o momento na Liga Europa. Trata-se do Sporting Lisboa, que, como o nome já sugere é um clube português. Em um passado não muito distante, a Lazio teve dois grandes jogadores portugueses e ambos foram campeões pelo clube: Sérgio Conceição e Fernando Couto. Os dois chegaram para jogar a temporada 1998/1999 e na temporada anterior, o time havia ganhado a Copa Itália numa final e virada sensacional contra o Milan, aquele foi o primeiro titulo da era Cragnotti, que investiu pesado para dar voos mais altos e conseguiu. Logo no primeiro jogo com os Portugueses em campo, o título da

Super Copa da Itália foi conquistado contra os campeões Italianos da época, a Juventus de Zidane. Aquele jogo foi memorável, no antigo Delle Alpi de Turim, onde Nedved abriu o placar aos 38 minutos de jogo e a partida era toda da Lazio, quando aos 86 minutos, o arbitro marca pênalti a favor da Juve, por um toque de mão inexistente de Lopez na área. Del Piero bate e empata, mas aos 94 minutos, no último lance do jogo, em bela jogada de Salas e Mancini, o jogador rola a bola para Sergio Conceição na sua estreia bater firme no canto de Peruzzi e fazer o gol do título. Naquele mesmo ano o time ganhou a Taça das Taças sobre o Mallorca e A Super Copa Europeia sobre os campeões da Champions, o poderoso Manchester United. No ano posterior, ainda com os Portugueses em campo a conquista foi o Scudetto, depois contra a sua vontade Conceição foi vendido ao Parma e só retornou em 2003 deixando em definitivo a Lazio em 2004 após vencer mais uma Copa Itália e voltou para sua terra para jogar no Porto. Sérgio deixou os campos em 2009 pelo PAOK da Grécia. Já Couto continuou na Lazio até 2005, quando saiu para o mesmo Parma e por lá se aposentou em 2008.
Sérgio Conceição e Fernando Couto, dois grandes jogadores que marcaram sua história na Lazio e por lá venceram alguns de seus principais títulos e com certeza formaram uma grande legião de apaixonados pela Lazio em Portugal., o próximo destino nessa caminhada europeia rumo ao titulo. Conceição, Couto e seus admiradores estarão juntos com a Lazio nessa batalha.