Hoje teremos um jogo importante na Liga Europa, enfrentaremos no estádio Olímpico de Roma os Suíços do Zurich, prováveis concorrentes da Lazio pela segunda vaga do grupo, considerando o Sporting de Lisboa virtualmente classificado em primeiro, mais uma oportunidade de mostrarmos que somos um clube que atravessa as fronteiras da velha bota e temos admiradores em todo Mundo. Mas nesse post nos limitaremos a falar dos admiradores Suiços e os grandes responsáveis por plantarem essa semente naquele País, são eles, Guerino Gottardi, Valon Behrami e Stephan Lichtsteiner.

Gottardi no fim do Derby cumprimentando a Curva Norte
Guerino Gottardi nasceu na Suiça e por lá jogou os primeiros 6 anos de sua carreira profissional, de 1989 à 1991 jogou no Young Boys (ex-time do Lulic) e de 1991 à 1995 jogou no Neuchâtel Xamax (atualmente o espanhol Arizmendi joga lá), ambos da elite do futebol Suiço, para finalmente chegar a Lazio em 1995, em Roma jogou por 10 anos até se aposentar em 2005, ganhando assim a Nacionalidade Italiana. Foi pela Lazio que Gottardi ganhou todos os seus titulos, 1 Scudetto, 3 Copa Itália, 2 Supercopa Italiana, 1 Copa das Copas e 1 Supercopa Europeia (Lembrando a série sobre os Derbys, aqui temos outro Laziale que é mais campeão que qualquer Romanista), Guerino entretanto nunca foi titular da Lazio, entretanto em alguns jogos teve participação decisiva, como no Derby da Copa Italia de 1998, quando decidiu o clássico aos 94 minutos de jogo, fazendo o gol da vitória da Lazio por 2 a 1 sobre a Loba, e naquele mesmo torneio sofreu o Penalti na final contra o Milan que abriu a reação da Lazio que perdia no agregado por 2 a 0 e acabou virando pra 3 a 2. Esse é Guerino Gottardi, Suiço-Italiano que passou pela Prima Squadra Della Capitale em sua melhor época e mesmo reserva deixou sua contribuição para alguns feitos da Lazio, se destacando por ser polivalente muito parecido com o Lulic que vemos hoje.

Behrami comemorando o gol no Derby na Curva Norte
Valon Behrami começou sua carreira no Lugano da Suiça em 2002 e no ano de 2003 já se tranferiu para o futebol italiano, chegando ao Genoa que na época estava na Série B, se manteve na série inferior ao ser emprestado para o Verona até chegar a Lazio em 2005, foram apenas 3 anos na Cidade Eterna, tempo suficiente para deixar sua marca em Derbys, de uma forma muito parecida que a do Gottardi. Entretanto antes da consagração ele foi vilão, aquele Derby acabaria 3 a 2 Lazio, mas a Roma abriu o placar com um gol bisonho, quando o Suiço chutou uma bola para afastar o perigo, que acaba batendo no Taddei e entrando no fundo do gol de Ballota. Nos acrescimos do 2º tempo, quando o jogo se encaminhava para o empate em 2 a 2, eis que Behrami faz o gol da vitória em outro lance confuso, Pandev cruza da direita, Mauri acerta um voleio errado na esquerda mandando a bola novamente para a direita, onde aparece Behrami livre de marcação para marcar o gol nos acréscimos do 2º tempo, como Gottardi havia feito no passado. Pela Lazio disputou a única Champions da era Lotito e por problemas na renovação do contrato foi vendido ao West Ham, atualmente joga na Fiorentina, mas foi na Lazio que viveu sua melhor fase e ficou conhecido no mundo do futebol, sendo convocado para seleção Suíça pela primeira vez, jogando pela Lazio.

Lichtsteiner rumo a Curva Norte na comemoração do seu gol
Stephan Lichsteiner é outro Suíço que vestiu a nossa bela camisa Celeste, iniciou sua carreira no tradicional Grasshoppers da Suíça em 2001, que é o maior campeão daquele país e maior rival do Zurich, afinal são da mesma cidade. O Lichtsteiner foi campeão Suíço na temporada 2002/2003, e se tranferiu em 2005 para o Lille da França, onde ficou até 2008, quando chamou a atenção da Lazio e chegou para substituir seu compatriota Behrami, por 1.5 milhões de Euros, na Águia foi campeão da Copa Italia (onde converteu seu Penalti na disputa) e Supercopa da Italiana. Stephan Lichtsteiner foi outro Suíço que fez gol importante em Derbys, marcando o terceiro gol da vitória da Lazio por 4 a 2 sobre a rival da Capital em 2009. Após uma grande temporada em 2010/2011 foi negociado por 10 milhões de Euros para a Juventus de Turim, e na estréia pelo clube de Turim, marcou o primeiro gol da vitória por 4 a 1 sobre o Parma, entrando para a história do clube, como primeiro jogador a marcar no novo estádio da Juventus. Apesar de ter saído, Lichtsteiner deixou muitos amigos em Formello e sempre deixa claro sua torcida pela Lazio, é jogador da seleção de seu país e jogando em Roma conseguiu disputar a Copa do Mundo de 2010.
Laziali, termino aqui mais um post da Lazio Internacional, após falar desse três jogadores que passaram pela Lazio e se destacaram principalmente em Derbys, deixando quem sabe a lição que sempre devemos ter um Suíço no time para termos sorte contra o rival e sem dúvida foram jogadores que levaram a Lazio para a Suíça, fazendo surgir, torcedores, admiradores ou simpatizantes do nosso clube por lá e que estarão juntos conosco torcendo pelo nosso sucesso na partida, Força Lazio.
