Por Arthur Barcelos:
Nada como começar o ano vencendo, né? Goleando e jogando bem, melhor ainda. O placar traduz bem como foi a partida, só deu Inter.
Nada como começar o ano vencendo, né? Goleando e jogando bem, melhor ainda. O placar traduz bem como foi a partida, só deu Inter.
E não é que Diego Milito e Pazzini, tão criticados nos últimos tempos, voltaram a se encontrar com os gols (já tinham marcado na última partida)? Agora, se vão voltar a boa fase, os próximos jogos dirão. O fato é que a Inter vem muito forte para o Derby della Madonnina (Inter-Milan) no próximo domingo, 15.
![]() |
Pazzini e Milito parecem ter reencontrado a boa e velha forma. Ambos são artilheiros da Inter na temporada com sete gols cada, o argentino é quem mais marcou na Serie A (Foto: Reuters) |
No mesmo esquema tático dos últimos jogos, o 4-4-2 em linha, a Inter construiu a vantagem logo no início da partida, quando aos 13 minutos, Milito desviou o cruzamento de Álvarez. Exatos quatro minutos depois, Thiago Motta aproveitou o rebote do chute de Milito e acertou um belo chute na entrada da área, sem chances para Mirante. Com a vantagem no placar, o time relaxou um pouco, o Parma melhorou, porém chegou apenas uma vez com perigo ao gol de Júlio César, que manteve o zero no placar adversário. E quando o primeiro tempo se encaminhava ao final, Maicon acerta um excelente cruzamento, e Milito, que vinha de trás, cabeceia, fazendo 3-0.
![]() |
Todos na imagem participaram diretamente nos gols. Melhor partida da Inter na temporada 2011/12 (Foto: Getty Images) |
Na volta do intervalo, a Inter voltou a pressionar, e o quarto gol não demorou a sair. Aos 11 minutos Milito recebeu no ataque, rapidamente passou para Pazzini, que teve tranquilidade para tocar por cima do goleiro. Logo depois Ranieri promoveu a entrada de Poli no lugar de Cambiasso. 15 minutos depois colocou Coutinho e Faraoni no campo, nos lugares de Álvarez e Milito. Reposicionou o time no 4-4-1-1, e no primeiro lance de Faraoni, o garoto aproveitou o corte da defesa adversária depois do cruzamento de Motta, e acertou um belo chute, encobrindo Mirante. 5-0 e festa no Meazza.
![]() |
Palmas para você, Ranieri. Que calou a boca dos críticos e é o grande "culpado" dessa recuperação da Inter (Foto: LaPresse) |
Outros destaques da partida, além de Milito e Pazzini: Álvarez, melhor em campo, com liberdade para se movimentar, participou de quase todos os gols; Zanetti, garantindo a segurança para que Maicon avançasse e o auxiliando no ataque; Thiago Motta, dono do meio-campo, protegendo a defesa e chegando com qualidade no ataque; Júlio César, nas poucas vezes que o Parma chegou com perigo, o goleirão estava lá para garantir a vantagem; Ranieri, novamente escalando bem, e substituindo no momento certo e com opções certas, é o grande responsável por essa reação da Inter.
Com a vitória, a Inter se mantém em 5ª, porém apenas um ponto da Lazio, que perdeu de 4-0 para o Siena, e à sete dos líderes, Milan e Juventus. Por enquanto, a tabela da Serie A está na seguinte maneira:

E o 5-0 deste sábado, além de ser a maior vitória da Inter sobre o Parma no Giuseppe Meazza, mantém um tabu de 13 anos que o time de Emília-Romanha não vence. Durante esse tempo, foram 12 partidas, nove vitórias nerazzurri e três empates. Ocorreram outras goleadas, um 5-1 em 99 e um 5-2 em 2010.
Ficha Técnica
Local: Estádio Giuseppe Meazza – Milão-Lombardia
Data/Horário: 07 de janeiro (sábado), às às 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Antonio Giannoccaro
Cartões Amarelos: Samuel (Inter), Galloppa (Parma)
Gols: Milito, aos 13 minutos do primeiro tempo; Thiago Motta, aos 17 minutos do primeiro tempo; Milito aos 41 minutos do primeiro tempo; Pazzini, aos 11 minutos do segundo tempo; Faraoni, aos 34 minutos do segundo tempo
Inter: Júlio César; Maicon, Lúcio, Samuel, Nagatomo; Zanetti, Thiago Motta, Cambiasso (Poli), Álvarez (Coutinho); Pazzini, Milito (Faraoni)
Não utilizados: Castellazzi, Ranocchia, Zárate, Castaignos
Técnico: Claudio Ranieri
Parma: Mirante; Zaccardo, Paletta, Gonçalo Brandão, Gobbi; Biabiany, Morrone (Pereira), Galloppa (Musacci), Modesto (Pellè); Giovinco; Floccari
Não utilizados: Pavarini, Santacroce, Valiani, Palladino
Técnico: Franco Colomba
Não utilizados: Pavarini, Santacroce, Valiani, Palladino
Técnico: Franco Colomba
