Fazendo história

Cavani é a principal estrela desta já vitoriosa geração do Napoli. Hoje ele fez história.
A história se repetiu. Na primeira fase da Champions League, nem os petrodólares do Manchester City foram páreos para um Napoli motivadíssimo e com sua torcida apaixonada. Os citizens caíram logo no começo, após terem entrado alguns como favoritos, para os aguerridos e incansáveis partenopei. 

E desta vez os bilhões de Roman Abramovic não foram capazes de parar o "modesto" Napoli, que, apesar da tradição, está longe de ter o dinheiro que os Blues ostentam. A questão é: você "compra" torcedores, adquire jogadores e ganha títulos, mas tradição é algo "incomprável".

Estou falando tudo isso por causa da situação com que me deparei no Twitter. Um simpático torcedor do Chelsea começou a tuítar desmerecendo o Napoli e o Campeonato Italiano com frases como: "Nenhum time italiano pode sequer assustar qualquer time inglês" e "O Aston Villa seria campeão italiano". Como napolitano e admirador do futebol da Velha Bota, não pude ficar calado. Além do mais, os argumentos eram óbvios. É bem provável que não sobre nenhum time inglês na próxima fase da Champions League, assim como é provável que todos os times italianos que começaram a fase de grupos da competição permaneçam no certame. O detalhe é que provavelmente três dos quatro times ingleses "eliminados" da competição saiam por causa de times italianos.

Enfim, a ignorância de certas pessoas que tem um teclado e um computador e, só por isso, começam a se fazer de jornalistas, atacando sem motivos outras pessoas, times ou crenças é algo que não vem ao caso. O que quero dizer é que hoje, no San Paolo, a gana venceu a grana. O futebol de verdade prevaleceu diante da burocracia do time de André Villas Boas, que contrata quem quer e quando quer. O grande exemplo é que o craque da equipe napolitana, o uruguaio Edinson Cavani, já é alvo do Chelsea.

Hoje o que vimos foi uma vitória do futebol e uma vitória histórica. Além de tudo, pudemos afirmar sem dúvida alguma que esta geração do Napoli pode se igualar ou até ultrapassar aquela que teve Maradona como protagonista, ao lado de craques como Giordano e Careca. O retorno do simples investimento em jogadores desconhecidos e/ou baratos foi muito maior que o do megalomaníaco que o Chelsea costuma pregar. A placa no estádio San Paolo com os dizeres "Vocês tem Mata, nós temos o Matador" resumiu muito bem a situação.

Foi um dia histórico para o time italiano. A torcida, apoiando cada vez mais, viu seu time derrubar um gigante europeu (pelo menos na história recente) e elevar mais uma vez seu patamar a nível mundial. O clube vai se firmando como um dos maiores da Europa e pode sim sonhar alto. O jogo de hoje deixou isso. Nem uma pixotada incrível de Cannavaro impediu a festa napolitana, já que Lavezzi, melhor em campo, acabou com os Blues, com a ajuda de Cavani.

O jogo foi emocionante e pode ter sido o prelúdio de uma fase eliminatória que marcará época. Isso me impede, como torcedor do Napoli e amante do futebol, de entrar em quaisquer detalhes táticos ou técnicos. O que eu vi hoje foi um time fazendo história e uma geração brilhando. Nada está definido, mas a gana venceu a grana. De novo.

0 comentários

Deixe aqui sua opinião sobre o artigo acima!

Obrigado por comentar!

Blog Tudo sobre o Calcio - Todos os Direitos Reservados
Modelo original por SimplexDesign. Editado por João Henrique Franco e João Pedro Almeida