A trajetória de Allegri

Por Rodrigo Moraes 




Massimiliano Allegri é um técnico, no mínimo, competente. Depois de uma carreira de calciatore, que ele mesmo classificou como “medíocre” em entrevista a uma emissora de televisão italiana, o jovem técnico da Toscana assumiu as rédeas de pequenas equipes até chegar ao Cagliari, onde chamou a atenção do gigante vermelho da capital da Lombardia, o Milan. Com títulos e um time competente, Allegri conquistou i tifosi, e com uma personalidade forte e muita confiança, ousou desafiar Silvio Il Cavaliere Berlusconi.

Sua carreira como técnico se iniciou em 2004, no comando do Aglianese, na Serie C2 (a quarta divisão italiana). Com passagens rápidas por SPAL, Grosseto e Sassuolo, onde levou
 i neroverdi a histórica promoção para a Serie B, seu trabalho recebeu atenção especial de Massimo Celino. O presidente do Cagliari, clube da Sardenha, contratou Max Allegri para o lugar do demitido Davide Ballardini, no começo da temporada 2008/2009.

Fazendo um paralelo rápido, nessa mesma temporada, o Milan, sob o comando de Carlo Ancelotti, não disputaria a UEFA Champions League e, mais do que nunca, sofreria perdas irreparáveis ao final desta mesma temporada, como a aposentadoria de 
Il capitano cuore di drago Paolo Maldini, a saída do bambino d’oro Kaká e a chegada de Ronaldinho Gaúcho. Ademais, o próprio Ancelotti seria  dispensado.

Mister Allegri, apesar de um começo desastroso de temporada (derrotas para Lazio, Siena, Juventus, Atalanta e Lecce), tendo conquistado seu primeiro ponto justamente em um empate com o Milan, recebeu o apoio de Celino. Ao final da temporada 2008/2009, com um time sem qualquer destaque que valha, o nono lugar conseguido por Allegri foi comemorado e premiado pela Lega Calcio, que lhe deu o prêmio 
Panchina d’Oro, o melhor técnico da Península.

A temporada 2009/2010 de Allegri foi ainda melhor quando comparada as anteriores, contudo, teve uma curiosidade. O Cagliari 
Allegriano, sempre jogando em seu 4-3-1-2, mesmo confirmando o bom futebol da temporada anterior, tendo até alguns jogadores convocados para La Nazionale(Biondini, Marchetti e Cossu), terminou em 16º lugar na tabela. A surpresa foi que Allegri, na verdade, foi surpreendentemente demitido do comando técnico do Cagliari em abril, antes do final da temporada, portanto.

Paralelamente, O Milan da temporada 2009/2010 era, apesar da presença de Thiago Silva no comando da defesa, e de Pirlo em boa fase, um time sem brilho, armado em um 4-3-3 construído por Leonardo apenas para que Ronaldinho Gaúcho, a pedido de Berlusconi, retornasse a sua melhor forma da época blaugrana. A derrota nos dois Derbys della Madoninna (0X4 e 0X2 para a Internazionale de Mourinho) dá bem a figura da situação à época.


Assim, finalmente, em junho de 2010, Allegri tomou as rédeas de Milanello. Em sua primeira temporada, recebeu importantes reforços (Ibrahimovic, Robinho e Prince Boateng) e, com uma ótima temporada de Alexandre Pato, Cassano, T. Silva e Abbiati, repetiu o feito de duas lendas do banco milanista (Arrigo Sacchi e Fabio Capello), levantando um Scudetto, o 18º do Milan. Com destaque para as vitórias no Derby della Madoninna.
Com um esquema definido, o seu amado e insuperável 4-3-1-2, e muitas peças de reposição e de qualidade (a exemplo de Nocerino e Aquilani) no plantel, a atual temporada do Milan começou claudicante, mas já o tático de Livorno já corrigiu a rota milanista, que agora divide a liderança com uma impressionante Juventus, que renasce nas mãos de Antonio Conte. Aliás, perguntado mês passado sobre o trabalho do técnico bianconero e se ele poderia ser o “novo Allegri”, Massimiliano respondeu que espera que não, que ele (Conte) faça um bom trabalho mas, ao contrário de Allegri, termine a temporada em segundo lugar.

0 comentários

Deixe aqui sua opinião sobre o artigo acima!

Obrigado por comentar!

Blog Tudo sobre o Calcio - Todos os Direitos Reservados
Modelo original por SimplexDesign. Editado por João Henrique Franco e João Pedro Almeida