Disfarçando as evidências

E nessa loucura, de dizer que não te quero, vou negando as aparências, disfarçando as evidências...
Por João Pedro Almeida (@tdsobreocalcio)
Independente do que aconteceu na última quarta, a temporada e a história recente do Napoli são históricas. Mesmo tendo sido eliminado de forma inesperada, tudo o que o time tem feito e vem fazendo é digno de nota, afinal, está muito bem na Serie A, nas semi-finais da Coppa Italia e foi bem longe na Champions League.

Todavia, o fatídico jogo contra o Chelsea serviu também para evidenciar alguns defeitos da equipe partenopei, que já são recorrentes, porém, foram ofuscados pela boa fase e pelo bom desempenho do setor ofensivo. Afinal, quando o time ganhou por seis a três do Cagliari, muito se falou da excelente atuação do ataque, porém, pouco foi falado sobre o fato de a equipe ter levado três gols.

O time tomou quatro dos Blues na quarta, e isso aconteceu por causa da incompetência de boa parte de seu setor defensivo.

Campagnaro é um bom zagueiro. Cannavaro também não é ruim, porém, já está ficando ultrapassado e nunca será metade do que seu irmão foi. Já a respeito de Aronica, não tenho muito a dizer. Um zagueiro muito fraco e inconstante, que falha muito e joga bem a cada dez jogos.

O que podemos tirar disso tudo é que a zaga do time não condiz com o que este almeja e também está longe de ser do nível de seu ataque. Além do mais, o esquema tático da equipe não é propício para planteis de defesa fraca. No 3-4-3 (3-4-2-1 ou 3-4-1-2) de Mazzarri, os alas não costumam ajudar na marcação, deixando a responsabilidade para os zagueiros. E, se eles não forem bons, os resultados não costumam ser.

Além destes três zagueiro titulares, o time ainda conta com o péssimo Fidellef e com o razoável Britos, que, inexplicavelmente, é reserva de Aronica. Além destes, ainda há Grava, que costumava ser um zagueiro razoável, mas não é mais o mesmo de outrora.

Outro problema é em relação aos alas. Zuñiga não é do nível do resto do time e Maggio é ótimo, mas seu reserva, Dossena, vem em plena decadência e foi horrivelmente mal no jogo pela Champions League. O time precisa de uma defesa sólida e do nível de seu ataque para poder sonhar mais alto.

Enquanto o time, mesmo levando muitos gols, ganhava, estava tudo bem. Agora que perdeu de forma inexplicável, apesar da manutenção da boa fase, as falhas ficaram evidentes. E, como já diziam Chitãozinho e Chororó, a diretoria do Napoli não pode continuar "negando as aparências, disfarçando as evidências...".





Ps: Só para reforçar, em caso de má interpretação: não estou criticando o desempenho do time nem da diretoria. Muito pelo contrário, acho o trabalho que ambos (principalmente a diretoria) vem fazendo simplesmente FANTÁSTICO.

1 comentários

  1. wanderson disse:

    Belo texto. Podiam pegar o Dedé do Vasco, já que queriam o Cortez do São Paulo ano passado. Acho que reforçar a defesa e manter um padrão de jogo e contando sempre com o apoio da nossa apaixonada torcida trarão nosso Napoli às glórias dos velhos tempos.

Deixe aqui sua opinião sobre o artigo acima!

Obrigado por comentar!

Blog Tudo sobre o Calcio - Todos os Direitos Reservados
Modelo original por SimplexDesign. Editado por João Henrique Franco e João Pedro Almeida