![]() |
Com uma vitória nos últimos dez jogos de Serie A, Ranieri enfim foi demitido. Que timing, hein Moratti... |
Com certo atraso, Massimo Moratti junto com Marco Branca e Piero Ausilio, diretores técnico e esportivo, respectivamente, finalmente tomou a decisão que parecia mais sensata: a demissão de Claudio Ranieri. O romano ainda seguia em Appiano Gentile graças à arrancada em dezembro e janeiro, quando o time ganhou oito vezes seguidas. Mas Ranieri foi Ranieri e se perdeu, como sempre, no comando.
Talvez esta decisão venha mostrar o quão é necessário a tal renovação que Moratti falou após a eliminação na UEFA Champions League. Mas o que fez a diretoria foi simplesmente mostrar que o único culpado era Ranieri e sua trupe. E não é. A tal renovação precisa ser feita não só na comissão técnica, no plantel, mas também, na diretoria, nos “homens lá de cima”.

Já vai tarde, Mister Ranieri (Foto: Ansa)
Claudio Ranieri, que tinha acordo com o clube até junho de 2013, teve seu contrato rescindido na tarde da segunda-feira passada, 26. Horas depois, saiu o anúncio oficial no site da Inter, dando adeus ao romano e as boas-vindas à Andrea Stramaccioni.
O ex-treinador da Inter Primavera assume o comando técnico num momento difícil, faltando oito jogos para o fim da temporada interista. O objetivo ainda é o mesmo: vaga na UCL 2012/13. Mas é pouco provável que o consiga. No mínimo, uma vaga na UEL 2012/13 já estaria de bom tamanho para Moratti. Mas não se pode cobrar muito de um jovem de 36 anos, há nove como técnico, e menos de dois em Milão.
Quem é Andrea Stramaccioni?

Apesar de ser bem novo – tem 36 anos -, Stramaccioni já possui certa experiência como técnico, mas há um porém: só trabalhou em categorias de base (sub-15, sub-17 e sub-19). Por isso mesmo, não possui a licença de treinador da UEFA. E por enquanto, quem irá comandar o time na beira do campo será o vice-treinador interista, Giuseppe Baresi.

Stramaccioni ao lado de Baresi durante o treino (Foto: inter.it)
Voltando a Andrea Stramaccioni, o técnico romano está na profissão desde 2000, quando comandou o sub-17 do AZ Sports por duas temporadas. Posteriormente, assumiu o sub-15 Romulea, ficando por lá três temporadas. O bom trabalho no Romulea rendeu a ida para o sub-15 da Roma, em 2005. Foram duas boas temporadas no sub-15, o que lhe fez assumir o sub-17 dos giallorossi, e foi lá que de fato fez sucesso. Foram quatro temporadas no comando do time Allievi (sub-17), até ter sido contratado por Ernesto Paolillo, “gerente” das categorias de base da Inter, em 2011.

Stramaccioni em rápida conversa com 'Il Capitano' Zanetti. Vale lembrar que o argentino é mais velho que Andrea: 36-38 (Foto: inter.it)
E falando em tática, Andrea não possui um esquema tático único, ou preferido. Durante o trabalho na Primavera, utilizou uma base muito semelhante: 4-3-3, 4-2-3-1, 4-3-2-1 e 4-3-1-2. Independente do sistema de jogo, o romano gosta de time ofensivos. Além disso, explora ao máximo o talento de seus jogadores, aproveitando-os em funções diferentes. Como Pecorini, Romanò, Forte, Livaja e Longo.

Andrea Stramaccioni orienta os jogadores (Foto: Sky)
Contra o Genoa, o próximo jogo, a Gazzetta dello Sport fala em 4-3-3 ou 4-3-1-2. Isso vai depender dos jogadores que tiver em mãos. Uma coisa é certa: 4-4-2 em linha (britânico) nunca mais.

