O preço de uma vitória

Qual o preço de uma vitória? Qual o preço de uma torcida apaixonada? Quanto custa para se ganhar um jogo improvável?

A vitória do Napoli sobre o Manchester City provou de uma vez que tais preços são imensuráveis. Nem os 20 bilhões do Sheik Mansour, que investe seu dinheiro no time inglês, nem as inúmeras estrelas que figuram no plantel da equipe foram páreos para a garra napolitana e sua apaixonadíssima torcida presente no estádio San Paolo.

Com o 2 a 1 conquistado frente aos citizens, o time de Nápoles precisa apenas ganhar do já morto Villarreal, que conseguiu 5 derrotas em 5 jogos, para poder se classificar para a próxima fase da competição. Já ao time de Manchester, será precisa uma combinação de resultados que dependerá de não perder para o poderoso Bayern de Munique, atual líder do grupo.

Não sabemos se o Napoli estava muito confiante para esse jogo, tendo em vista que seu adversário era o líder do Campeonato Inglês e vinha de uma sequência de nove vitórias seguidas. Além do mais, há de se destacar que o City tem um dos melhores elencos do mundo e foi a campo com jogadores como Dzeko, Balotelli e David Silva. Isso porque o técnico Roberto Mancini se deu ao luxo de deixar Aguero e Nasri no banco de reservas. Mas, apesar de todas as claras dificuldades, um fator com certeza encheu os azzurri de confiança: a sua apaixonadíssima torcida.

Um estádio lotado, com uma torcida espetacular empurraram o time desde o começo até o último minuto, quando o árbitro encerrou a partida e levou, aí sim, o estádio a loucura. Uma festa que há de se destacar. 
Uma festa que levou o artilheiro Edinson Cavani a fazer dois gols e selar uma vitória heroica e histórica para os partenoppei. Uma falha ridícula do zagueiro Salvatore Aronica, que culminou em gol de Mario Ballotelli não foi capaz de estragar a felicidade napolitana. Não, o dia hoje era partenoppei, o dia hoje era do goleiro Morgan de Sanctis, que em três oportunidades salvou sua equipe. Nem com todo o dinheiro do mundo o Manchester City conseguiria conter o ímpeto de uma equipe movida por uma força já antes vista em Nápoles: a força do San Paolo.

Cavani comemora um de seus tentos contra o City: atacante já escreveu seu nome na história do clube napolitano. E não pagou por isso.
(Foto: Terra)
E como todo novo rico, os Sky Blues já pensam em mais contratações. E Cavani está em pauta em Manchester. Pode até ser que o dinheiro fale mais alto, mas não haverá o mesmo carinho recebido em Nápoles, não haverá um San Paolo lotado gritando seu nome ao salvar seu time. Não haverá paixão, outra coisa que o dinheiro não compra.

E sim, aconteça o que acontecer daqui para frente, o Napoli já fez história. Só de passar (ou quase passar) por um grupo incrivelmente difícil, deixando para trás (ou não) o time sensação do futebol mundial, o clube, que não brilhava de verdade desde a época de Maradona, já escreve seu nome na história da Champions League de uma vez por todas. E deixa sua torcida ainda mais apaixonada.

E nada, nada disso que vai acontecer pode ser comprado. Nada.

0 comentários

Deixe aqui sua opinião sobre o artigo acima!

Obrigado por comentar!

Blog Tudo sobre o Calcio - Todos os Direitos Reservados
Modelo original por SimplexDesign. Editado por João Henrique Franco e João Pedro Almeida