Análise tática: Lazio 2 x 0 Milan

Rocchi (Reuters)
Por Rodrigo Moraes

Em partida válida pela 21ª giornata  da Serie A, Lazio e Milan fizeram um replay do jogo da semana passada, que foi válido pela Coppa Italia. As diferenças foram o palco e, o resultado. Com gols de Hernanes (aos 76 minutos) e Rocchi (aos 85 minutos), a Lazio venceu o Milan no Estádio Olímpico de Roma, e chegou aos 39 pontos no campeonato.
O Milan foi a campo em um 4-3-3, que não tão novidade assim, visto que Robinho, El Shaarawy e Ibrahimovic já haviam atuado juntos anteriormente.
A Lazio, por seu lado, entrou em campo no 4-2-3-1 onde pôs em campo o único atacante que tinha disponível no plantel, após a confirmação da lesão de Klose. Os brasileiros André Dias e Hernanes começaram a partida pelo time da capital italiano e, o segundo, teve atuação regular, apesar de ter participado dos gols dos biancocelesti.
Tecnicamente falando, a partida foi de magoar a bola. Os times começaram bem, movimentando as peças constantemente em busca do ataque, com ligeira vantagem do Milan. Destaca-se a notória mobilidade de Ibrahimovic, que saia muito da área para tentar criar jogadas. A partir da metade de primeira etapa, a Lazio encaixou a marcação e o jogo ficou restrito a disputas no meio-campo e chutes de longa distância do time anfitrião.
A segunda etapa chegou e nada de mudanças no panorama. Na verdade, apenas o encolhimento do Milan em seu campo de defesa. Em uma das poucas subidas ao ataque, o Milan foi claramente prejudicado pelo árbitro Antonio Damato e seus auxiliares, quando um pênalti claríssimo de André Dias não foi assinalado. Não foi sutil, o brasileiro deu um senhor tapão na bola, dentro da área, e o juiz, que havia ameaçado marcar o penal, foi dissuadido pelo bandeira.
Depois de tanto ameaçar, a Lazio chegou ao gol, com Hernanes. Em jogada pelo lado direito, González tocou, Rocchi fez o corta luz e, contando com falhas de Thiago Silva e Nesta, o “Profeta” recebeu a bola no meio da área e bateu para o fundo das redes. Com o resultado, Allegri alterou algumas peças do time, tirando Ambrosini, que nada produziu, El Shaarawy, apagadíssimo, e Mark van Bommel, promovendo as entradas de Seedorf, Emanuelson e Maxi López, fazendo sua estreia. Nenhum dos citados promoveu qualquer alteração na forma preguiçosa e anacrônica com que atuava o Milan.
Que manteve seu 4-3-3, todavia, sem qualquer peça de marcação, efetivamente. Assim, o ataque não rendeu, embora Ibrahimovic tenha jogado bem (Robinho foi uma negação durante toda a partida) e a Lazio, utilizando contra-ataques rápidos, chegou ao segundo gol quando, em subida pelo lado esquerdo, Hernanes tocou para Lulic, que centrou, achando Rocchi completamente livre para chutar e dar números finais ao placar.
A derrota foi doída. Ainda mais quando se olha o retrospecto do time rossonero contra os concorrentes diretos ao título. Até o momento foram derrotas para a Juventus, Napoli, Internazionale (na primeira metade do campeonato) e, agora, para a Lazio, com a qual havia empatado no “primeiro turno”. Agora, é aguardar o resultado da partida adiada da Juventus, contra o Parma, para serem contabilizados os prejuízos.

0 comentários

Deixe aqui sua opinião sobre o artigo acima!

Obrigado por comentar!

Blog Tudo sobre o Calcio - Todos os Direitos Reservados
Modelo original por SimplexDesign. Editado por João Henrique Franco e João Pedro Almeida