A vitória mais importante

Por Bruno Anastácio

Pela 21ª rodada da Serie A, a Lazio recebeu o Milan no Estádio Olímpico, com público médio. Afinal a torcida da Lazio não estava muito feliz com as ações da Sociedade na janela de transferências: apenas o desconhecido Alfaro e o Candreva, tido por muitos como romanista tinham sido contratados. Pra piorar, a Lazio perdia o Klose minutos antes do jogo, e assim, teria Rocchi como única opção para o ataque (Kozák e Alfaro também estavam lesionados, Cissé e Sculli foram negociados).

O cenário era muito desfavorável e uma derrota agravaria a situação. Mas, para surpresa de muitos, a Lazio fez uma bela partida, dentro de sua limitações, e bateu o Milan por 2 a 0, com gols de Hernanes e de um inspirado Rocchi, encostando novamente na zona de classificação para a Champions League e se afastando do trio Inter, Roma e Napoli.
Reja optou pelo 4-2-3-1, muito usado na temporada passada. González e Lulic recuavam para marcar e subiam em rápidos contra-ataques, pelos lados, onde o Milan há tempos é muito fraco. A defesa estava muito bem protegida pela dupla Ledesma e Matuzalém, e em nenhum momento se viu exposta no jogo, conseguindo, assim, neutralizar a maioria das jogadas do Milan. Rocchi sofreu muito durante o primeiro tempo, afinal, estava isolado na frente Todavia, o capitão se superou no segundo tempo, sendo decisivo para a vitória.

O jogo começou muito estudado, mas com um Milan tendo ampla posse de bola, buscando furar a "retranca" de uma Lazio sem confiança e buscando um contra-ataque a todo custo. Aos 6 minutos, primeira boa chance para o Milan: em cruzamento de Ibrahimovic na cabeça de Nocerino, parado por um grande Marchetti. Aos 12', Matuzalém aproveitou sobra de bola e de fora da área bateu bem, assustando o Abbiati.

A Lazio melhorava em campo, e aos poucos equilibrava a partida. No 16º minuto de jogo, Hernanes rouba bola no meio, puxa contra-ataque rápido, e toca para Lulic, que chuta no centro do gol, parado facilmente pelo goleiro milanista. O jogo ficava cada vez mais equilibrado, muito brigado no meio campo e sem grandes chances de gol. Somente aos 29 minutos, Hernanes arrisca um chute da ponta da área, defendido sem perigo por Abbiati. Aos 33', o Milan volta assustar: El Shaarawy recebe bom passe de Ibra, dribla Marchetti, mas perde o ângulo e tenta o cruzamento, que é cortado para escanteio pela defesa. Esse foi o último bom ataque do primeiro tempo, que acaba novamente com muita disputa pela bola no meio-campo.
Hernanes abre o placar para a Lazio.
Para o segundo tempo, as equipes voltam sem modificação. Com o Milan pressionando e a Lazio em busca do gol  se defendendo como podia. Logo no primeiro lance, o árbitro Damato, marca penalidade máxima à favor do Milan. Entretanto, à essa altura, o assistente tinha marcado impedimento do ataque rossonero, invalidando o lance. Aos 48' , Ambrosini arrisca um chute que passa perto do gol. No 50º minuto, Dias sente estiramento na coxa e pede substituição, dando lugar a Stankevicius.

Aos 59', a Lazio chega com Konko, que, da ponta da área, surpreende a todos com um chute direto pro gol, obrigando Abbiati fazer bela defesa. Assim como no primeiro tempo, a Lazio cresceu no decorrer da segunda etapa. Aos 70 minutos, Radu se aventurou no ataque e, após passar por dois jogadores, foi parado por Thiago Silva dentro da área. Reclamaram, mas não foi pênalti.

Aos 76', o Milan quase marca o primeiro gol. Robinho cruza da esquerda, a bola desvia e é espalmada por Marchetti. A sobra fica nos pés de Ibra que, desajeitado, tenta empurrar pro gol, mas a bola sai fraca e Marchetti salva novamente. No lance seguinte, a Lazio faz o primeiro gol: González toca para Rocchi, que dá um belo corta-luz na bola, deixando a bola para Hernanes; o Profeta, de costas, vira chutando pro gol; Abbiati ainda toca, mas a bola entra fraquinha no gol. Lazio 1 a 0.

Aos 79', Rocchi novamente dá um corta-luz, deixado a bola passar para Hernanes, que desta vez está de frente pro gol e chuta colocado, a bola passa perto no canto esquerdo do gol do Milan. Só dava Lazio, e o 2 a 0 foi inevitável. Aos 85', Lulic cruza da esquerda, rasteiro, para Rocchi, que chega batendo pro fundo do gol, sem chances para Abbiati, decidindo a partida. O Milan ainda chega com Ibra, que perde boa chance aos 87', mas a partida acaba mesmo 2 a 0 pra Lazio.

Rocchi deu números finais ao jogo.

Foi a maior vitória da Lazio na temporada, não só pelo grande adversário que o time não vencia desde 1998 em jogos pela Série A, quebrando assim um jejum de 14 anos, mas, sobretudo, pelo momento conturbado vivido na relação entre presidente, direção, técnico, jogadores e torcida, gerado pela decepção nas contratações. Esse momento difícil se agravou com a falta de Klose, afinal, a equipe ainda não havia vencido um jogo sem o alemão em campo na temporada. Todos esses elementos tornam esse resultado importantíssimo, dando muita moral para o resto do campeonato e trazendo novamente a esperança que podemos lutar por grandes objetivos nessa temporada.

0 comentários

Deixe aqui sua opinião sobre o artigo acima!

Obrigado por comentar!

Blog Tudo sobre o Calcio - Todos os Direitos Reservados
Modelo original por SimplexDesign. Editado por João Henrique Franco e João Pedro Almeida