![]() |
Artilheiro do Campeonato Italiano 2007/2008, Del Piero marcou seu primeiro gol na Serie A 2011/2012 em grande estilo: Logo no Derby D'Italia |
Após uma primeira etapa com domínio interista e fraca atuação bianconera, a mudança tática promovida por Conte nos minutos iniciais da etapa complementar desequilibrou por completo a partida a favor da Juve, que venceu o Derby D'Italia incontestavelmente, com grande atuação na segunda etapa. À Inter, o que pode-se destacar é a excelente atuação de Júlio César, que com grandes defesas, foi fundamental ao evitar a goleada no segundo tempo.
A Juventus apresentou-se no habitual 4-3-3 com o regresso de Barzagli à zaga central, já que Bonucci havia se lesionado. Retornavam também ao onze inicial Marchisio e Matri, que ficaram no banco contra o Milan na Copa Itália. Cáceres foi titular da lateral direita devido à suspensão de Lichtsteiner e, sem dúvidas, não decepcionou. Já Ranieri apostou sem seu querido, estimado, 4-4-2 ortodoxo com Poli e Stankovic no meio-campo central, e o eterno Zanetti atuando como winger pela direita. Do outro lado estava Obi. O craque dos nerazzuri, Sneijder, estava de fora, lesionado.
O jogo no primeiro tempo foi muito bom, com ritmo forte, veloz. Porém, muitas chances de gol foram desperdiçadas. De ambos os times. Buffon e Júlio César foram protagonistas ao fazerem grandes defesas ao longo de toda a peleja. Isso só mostra que o Campeonato Italiano não é chato, sonolento e ruim como alguns dizem. A componente técnica e tática do jogo italiano está anos-luz à frente do sobrevalorizado, mediático e por muitos adorado futebol inglês, apenas superior na componente física. Mas isso é assunto para outra hora.
O momento decisivo do jogo deu-se aos 53' com a mudança tática operada por Conte: Pepe e Matri foram substituídos, saindo para as entradas deo Bonucci e Del Piero. O 3-5-2 foi o esquema então adotado pela Velha Senhora que anulou por completo as investidas de ataque interistas a partir daí, e lançou os bianconeri de forma irresistível para o ataque. Cáceres, completamente sozinho à entrada da pequena área, escorou de cabeça no cantinho de Júlio César após belíssimo escanteio de Pirlo.
Pouco depois, após incrível gol perdido por Vucinic, saiu o segundo. Após belíssima jogada de Vidal e enfiada de bola linda, Del Piero recebeu na área e tocou no contrapé de Júlio César para ampliar, marcando seu primeiro gol no Campeonato Italiano 2011/2012, terceiro na temporada (havia marcado contra Roma e Milan na Copa Itália). Explosão do Juventus Stadium e vitória no Derby D'Italia.
Continua assim a perseguição ao líder Milan. Quatro pontos não são irrecuperáveis. Difícil sim, não impossível. Deve-se continuar a acreditar, vencendo jogos, se possível somando boas exibições como a desta noite.
