A Doppieta e o Mata-Mata

Mais uma bela atuação do artilheiro uruguaio Edinson Cavani contra  um time  teoricamente complicado garantiu a vaga para o Napoli. (foto: globoesporte.com)
Tudo parece confuso em Nápoles. Já falei em muitos outros posts sobre a facilidade dos comandados de Mazzari em jogos difíceis. Milan, Inter e Manchester City já foram as vítimas, principalmente de Cavani. Por outro lado, Chievo, Parma e Catania já fizeram os partenopei de vítima.

A campanha no Campeonato Italiano está muito abaixo do que se esperava após a bela temporada 2010/2011 que o Napoli fez. Uma sétima posição, nove pontos atrás da zona da Champions League contrasta com o terceiro lugar da temporada passada. 

Por outro lado, o time se encontra nas oitavas de final da Champions League e acabou de chegar mais longe ainda: alcançou as semi-finais da Coppa Italia, após vitória incontestável contra a até então invicta há mais de cinco jogos, Inter de Milão. O detalhe é que os azzurri disputam uma vaga na final da competição diante do fraco Siena. Vitória certa. Ou não, se tratando da controversa temporada napolitana.

Tudo isso gera uma discussão: por que o time é tão mau-sucedido na competição de pontos corridos que disputa e tão bem sucedido na competições de mata-mata? 

Não há uma resposta concreta, mas é possível perceber algumas coisas na Serie A que podem responder ao questionamento. O plantel napolitano é indubitavelmente bom, porém, indubitavelmente irregular. Os resultados comprovam. Vejam alguns placares a serem destacados:


Napoli 3 x 1 Milan (2° colocado)
Napoli 2 x 0 Udinese (3ª colocada)
Inter (4ª colocada) 0 x 3 Napoli

Napoli 1 x 2 Parma (12°)
Catania (15°) 2 x 1 Napoli
Chievo (9°) 1 x 0 Napoli

Com isso é possível ver que, enquanto pena para ganhar os jogos teoricamente mais fáceis, o Napoli tem excelente aproveitamento contra os maiores. E está aí a possível explicação: as oitavas da Champions foram alcançadas após passar pelo "grupo da morte", o mais difícil da competição. Ou seja, já que o nível era alto, os napolitanos foram bem. Já na Coppa Italia, jogou os últimos dois jogos contra Cesena e Inter, respectivamente. Penou para virar e ganhar por 2 a 1 do Cesena, enquanto ganhou da Inter com mais facilidade.

Mas enfim, falemos de Napoli 2 x 0 Inter. Se tratando do jogo, não há muito o que falar, só algumas coisas a serem destacadas: Cavani mais uma vez brilhou, com dois gols, uma "doppieta". Logo depois de seu primeiro tento, o técnico Walter Mazzari fechou muito o time, que chegou a levar sufoco, principalmente nos chutes de Sneijder, que após um péssimo primeiro tempo, quando bateu muito, foi o melhor interista da segunda etapa. Tudo acabou depois de Cavani marcar o segundo e fechar o caixão. Thiago Motta, que pode ter feito seu último jogo pela Inter foi outro a bater como se não houvesse amanhã.

O que se sabe é que o Napoli está nas semi-finais da Coppa Italia e que é melhor em mata-matas. A questão é: o quão longe chegará?

0 comentários

Deixe aqui sua opinião sobre o artigo acima!

Obrigado por comentar!

Blog Tudo sobre o Calcio - Todos os Direitos Reservados
Modelo original por SimplexDesign. Editado por João Henrique Franco e João Pedro Almeida