Crise?


Isso é algo que não sabemos. Há os dois lados da moeda: o time está praticamente na final da Coppa Italia e faz campanha histórica na Champions League, porém por outro lado, a campanha na Serie A é pífia, principalmente se comparada com a da temporada anterior. A sétima posição se manteve essa rodada, mas a diferença para os times do meio da tabela é cada vez menor. Palermo, Genoa e Fiorentina, os três times que se encontram atrás dos partenopei (respectivamente), diminuíram muito a diferença após ganharem suas partidas. Por outro lado, Udinese, Inter e Roma não ganharam seus jogos e, para a sorte do Napoli, não aumentaram a diferença.

Os indícios de crise existem, pela péssima campanha, mas os torcedores napolitanos não deixam de lotar o San Paolo e as campanhas nos Mata-Matas são, de fato, empolgantes. Isso deixa uma certa dúvida quanto ao incômodo da torcida e da diretoria em relação à temporada atual. De qualquer maneira, é de certa forma esquisito ver que o mesmo elenco que fora terceiro colocado e brigou pelo título até a última rodada fazendo campanha tão ruim.

De qualquer maneira, o jogo de hoje marcou mais uma exibição decepcionante do elenco napolitano. Apesar de ter ido com um time misto para campo, devido à disputa da Coppa Italia no meio da semana anterior, a vitória era necessária contra Genoa. Para isso, o técnico Walter Mazzari poupou Cavani, Inler e Maggio, que deram lugar a Pandev, Dzemaili e Zuñiga, respectivamente. Com isso, o time napolitano foi a campo em um 3-4-3, com Britos, Campagnaro e Cannavaro formando o trio defensivo, enquanto o meio tinha Dzemaili e Gargano mais centralizados, com Zuñiga e Dossena abertos pelas alas. Hamsik, Pandev e Lavezzi formavam o trio ofensivo. Enquanto isso, o Genoa foi em um 3-5-2, com a boa dupla Palacio e Gilardino no comando do ataque genovês.

E essa dupla foi quem acabou os azzurri. Um gol de cada um deles foi o necessário para abrir uma boa vantagem na primeira etapa e dificultar a vida do Napoli na segunda. E há de se destacar o golaço de Palacio: após ajeitada de cabeça de seu companheiro de ataque, ele emendou um voleio lindo, de muito longe, que morreu no ângulo do goleior Morgan De Sanctis. Os times foram pro intervalo em situações bem diferentes, o que obrigou o time napolitano a mexer. Maggio entrou no lugar de Cannavaro e, nove minutos depois, Cavani na vaga de Zuñiga.

Nada disso funcionou, só o brilho da dupla de ataque do Genoa. Em mais uma jogada de Gilardino, Palacio marcou mais um gol e praticamente fechou o jogo. Bom, quase. Três minutos depois, o chileno Eduardo Vargas entrou na vaga de Goran Pandev, o que mudou taticamente o desempenho do Napoli. O 4-2-3-1 ficou evidente e o time ficou mais ofensivo. Mesmo com Maggio e Dossena recuados para laterais, Vargas ficou como ponta de lança, fazendo a ligação com o ataque, em que Cavani encontrava-se isolado, já que Lavezzi e Hamsik foram recudos para o meio, onde jogavam pelos flancos direito e esquerdo, repectivamente, se movimentando muito e se revezando. E tudo isso surtiu um efeito quase que imediato.

Após cruzamento perfeito da direita, Cavani subiu mais que todo mundo para diminuir a diferença. Porém, isso foi aos 81 minutos, o jogo já estava ganho. Ou não. Bastou um minuto para que Lavezzi fizesse um belo gol após lançamento de Gargano. O gol do argentino botou fogo no jogo. O Napoli partiu para cima em busca de um empate histórico, que não achou. 

O resultado foi desastroso para o time de Nápoles, que goleara seu algoz por 6 a 1 no primeiro turno. Com tudo isso, pode ter se instalado uma crise. Ou não. Só o tempo dirá.

Então fiquem com os gols da partida, contribuição dos nossos parceiros do "Gols da rodada". Destaque para o primeiro, marcado por Palacio:


4 comentários

  1. É muito mais por quererem dar importância pra CL e não ter elenco pra jogar as duas competições,já que quer priorizar a CL,pelo menos monte um elenco,pra não sofrerem no Calcio.

    E FORZA GENOA!!!!

  2. Grande texto amigo! Como sempre! Abs

  3. Mais uma equipe que paga por dar a valor a uma competição e desprezar a outra,se quer dar valor a uma e se dar bem também na outra,tem que ter elenco e acho que De Laurentis e Mazzari não pensaram nisso ao montar,e estão pagando caro por isso.

    FORZA GENOA!!!!!

  4. Obrigado Leo! E Carlos Alberto, sim, Mazzari é um baita técnico, mas as vezes erra na mão. De qualquer maneira, o Napoli perdeu muitos jogos fáceis com o time titular, tem uma dificuldade nesses jogos, como tratei aqui http://tudosobreocalcio.blogspot.com/2012/01/napoli-2-x-0-inter.html. Quanto ao De Laurentiis, como presidente ele é muito mais um personagem hehe, mas vem fazendo uma boa gestão. Não podemos criticar muito esses dois, afinal, ambos levaram o Napoli ao lugar onde está. Abraço e obrigado por comentarem.

Deixe aqui sua opinião sobre o artigo acima!

Obrigado por comentar!

Blog Tudo sobre o Calcio - Todos os Direitos Reservados
Modelo original por SimplexDesign. Editado por João Henrique Franco e João Pedro Almeida