Limpa total

Os atacantes Amauri, Luca Toni e Vincenzo Iaquinta saíram. Eles e outros encostos como Marco Motta saíram. O que podemos dizer? Foi uma excelente janela para a Juve
Contratações em si? Apenas três, e nem foram tão boas assim. Então por que dizer que esta foi uma excelente janela da Vecchia Senhora? Pela limpa total de seu elenco.

Chegaram apenas Borriello (um atacante de regular para bom), Cáceres (coringa para Conte por poder jogar na zaga, nas duas laterais e no meio-campo) e Padoin (meio-campista que chega para o lugar de Pazienza, que foi para a Udinese).

Em compensação saíram os encostos do ataque: Luca Toni rumou para o Al Nasr, Amauri para a Fiorentina e Iaquinta para o Cesena. Os jovens Sorensen (lateral direito) e Pasquato (atacante) saíram para Bologna e para o Torino, respectivamente. Como já disse, o volante Pazienza foi para a Udinese, por empréstimo até o fim da temporada. Outro encosto, o lateral direito Marco Motta, foi para o Catania.

Antonio Conte foi pontual nos reforços. Se livra de três atacantes atualmente inúteis no elenco e um lateral direito que tinha mais marra do que futebol. Contrata um jogador para cada posição de linha. Só temos a certeza de que com estes reforços, a Velha Senhora não piora.

Análise:


O mercado da Juventus não foi surpreendente, como já havia previsto Giuseppe Marotta em entrevistas antes da abertura da janela de transferências e que ficou consolidado na última semana nas palavras de Antonio Conte: "Em time que está ganhando não se mexe."

O maior destaque nessa janela pode ser dado para as contratações de Ouasim Bouy e Jean Mbida, jovens jogadores que chegaram para integrar a equipe 'primavera' e que demonstram que a Juventus está preocupada em formar bons nomes nas suas categorias de base. 

Na equipe principal, nenhum dos novos jogadores chegou para ser titular. Foram contratações pontuais para composição de elenco e para cobrir saídas que já eram esperadas como as de Toni e Iaquinta. 

Marotta pecou em um ponto nesse mercado, a não contratação de um lateral esquerdo causa estranheza já que no time de Conte quem faz essa função é Giorgio Chiellini, que começou no futebol como lateral mas reconhecidamente é mais forte como zagueiro. Duas alternativas justificam a opção de Conte e Marotta por não trazer um lateral esquerdo nessa janela, a mudança de tática, Conte passou a utilizar o 3-5-2 nos últimos jogos, ou a decisão de aguardar a janela do meio do ano quando as maiores contratações são realizadas e a preferência por trazer algum grande jogador para a posição.

Entre as saídas de jogadores, tudo ocorreu conforme o esperado, nomes que não tinham oportunidades no time como Amauri, Toni, Iaquinta e Marco Motta foram embora e não deixaram saudades em Turim. Os dois jogadore que saíram que podem fazer falta são Pazienza e Sorense, que eram reservas imediatos nas suas posições mas que foram substituídos por Caceres e Padoin. Especula-se que Krasic ainda pode ir para a Rússia, onde a janela ainda está aberta, mas o jogador já deixou claro que só quer sair para um clube de tamanho igual ou maior que a Juventus.


Quem saiu:
Pazienza (M, Udinese), Iaquinta (A, Cesena), Motta (D, Catania), Toni (A, Al Nasr), Amauri (A, Fiorentina) e Sorensen (D, Bologna).

Quem chegou:
> Marco Borriello(A): veio por empréstimo da Roma por 500 mil euros com opção de compra no final da temporada por 8 milhões. Das categorias de base do Milan, passou por clubes como Sampdoria, Treviso, Reggina, Empoli, Triestina, Genoa e Roma. Tem passagens pela seleção italiana.

> Martin Caceres(D): esteve durante a temporada 2009/2010 na Juventus por empréstimo vindo do Barcelona e teve problemas com lesões na época. Ao voltar para o time de Messi foi emprestado para o Sevilla que acabou o contratando em definitivo. Chega por empréstimo no valor de 1,5M de euros e se a Juventus terminar entre os seis primeiros do campeonato é obrigada a comprar o uruguaio por 8 milhões de euros. Caceres vestirá a camisa número 4 em homenagem a outro uruguaio que jogou na Juve, Paolo Montero.

> Simone Padoin(M): a maior surpresa entre os que chegaram, em nenhum momento foi especulado na Velha Senhora. Sua contratação foi anunciada no penúltimo dia da janela e vem para ocupar a vaga deixada por Pazienza como reserva imediato de Pirlo, Marchisio ou Vidal.  Foi comprado em definitivo junto a Atalanta por 5M de euros. Trabalhou com Antonio Conte na sua ex equipe e já esteve na Juventus para um 'tour' nos Estados Unidos na temporada 09/10. Padoin, que tem 27 anos, tem passagens pelas seleções italianas sub-19, sub-20 e sub-21.

> Ouasim Bouy(M): jogador holandês formado nas categorias de base do Ajax adquirido por 200 mil euros. O Milan também tinha interesse no jogador de 18 anos que recentemente esteve no Brasil e participou do amistoso do Ajax contra o Palmeiras. Tem passagens pelas categorias de base da seleção holandesa. Vai reforçar o 'primavera'.

> Jean Mbida(D): camaronês de 21 anos tem passagens pelas equipes de jovens da Internazionale e vem proveniente do Vicenza. Deve fazer parte da equipe 'primavera'. Detalhes da negociação desconhecidos.

Fechando a conta da temporada 2011/2012, Marotta gastou  95,75 milhões de euros para formar a equipe que hoje lidera o campeonato italiano. Esse valor pode subir devido a contratos como o de Caceres.

O valor arrecadado com as saídas de jogadores na temporada 11/12 é de 15,4M de euros.

O valor gasto é alto, mas nessa temporada o time tem correspondido em campo, diferente de temporadas passadas que valores similares foram expendidos e o time não 'decolou'. Esses motivos valorizam o trabalho de Antonio Conte no comando técnico e dá sobrevida a Marotta no cargo de diretor geral onde ele está garantido somente até o término dessa temporada. Andrea Agnelli renovará com Marotta? Fabio Capello já demonstrou interesse no cargo dizendo que após a Eurocopa quer voltar a trabalhar em clubes mas não como técnico. A vida de Marotta na Juventus só o futuro responderá.



Veja as análises dos outros times:

0 comentários

Deixe aqui sua opinião sobre o artigo acima!

Obrigado por comentar!

Blog Tudo sobre o Calcio - Todos os Direitos Reservados
Modelo original por SimplexDesign. Editado por João Henrique Franco e João Pedro Almeida