![]() |
Os atacantes Amauri, Luca Toni e Vincenzo Iaquinta saíram. Eles e outros encostos como Marco Motta saíram. O que podemos dizer? Foi uma excelente janela para a Juve |
Chegaram apenas Borriello (um atacante de regular para bom), Cáceres (coringa para Conte por poder jogar na zaga, nas duas laterais e no meio-campo) e Padoin (meio-campista que chega para o lugar de Pazienza, que foi para a Udinese).
Em compensação saíram os encostos do ataque: Luca Toni rumou para o Al Nasr, Amauri para a Fiorentina e Iaquinta para o Cesena. Os jovens Sorensen (lateral direito) e Pasquato (atacante) saíram para Bologna e para o Torino, respectivamente. Como já disse, o volante Pazienza foi para a Udinese, por empréstimo até o fim da temporada. Outro encosto, o lateral direito Marco Motta, foi para o Catania.
Antonio Conte foi pontual nos reforços. Se livra de três atacantes atualmente inúteis no elenco e um lateral direito que tinha mais marra do que futebol. Contrata um jogador para cada posição de linha. Só temos a certeza de que com estes reforços, a Velha Senhora não piora.
Análise:
O mercado da Juventus não foi surpreendente, como já havia previsto Giuseppe Marotta em entrevistas antes da abertura da janela de transferências e que ficou consolidado na última semana nas palavras de Antonio Conte: "Em time que está ganhando não se mexe."
O maior destaque nessa janela pode ser dado para as contratações de Ouasim Bouy e Jean Mbida, jovens jogadores que chegaram para integrar a equipe 'primavera' e que demonstram que a Juventus está preocupada em formar bons nomes nas suas categorias de base.
Na equipe principal, nenhum dos novos jogadores chegou para ser titular. Foram contratações pontuais para composição de elenco e para cobrir saídas que já eram esperadas como as de Toni e Iaquinta.
Marotta pecou em um ponto nesse mercado, a não contratação de um lateral esquerdo causa estranheza já que no time de Conte quem faz essa função é Giorgio Chiellini, que começou no futebol como lateral mas reconhecidamente é mais forte como zagueiro. Duas alternativas justificam a opção de Conte e Marotta por não trazer um lateral esquerdo nessa janela, a mudança de tática, Conte passou a utilizar o 3-5-2 nos últimos jogos, ou a decisão de aguardar a janela do meio do ano quando as maiores contratações são realizadas e a preferência por trazer algum grande jogador para a posição.
Entre as saídas de jogadores, tudo ocorreu conforme o esperado, nomes que não tinham oportunidades no time como Amauri, Toni, Iaquinta e Marco Motta foram embora e não deixaram saudades em Turim. Os dois jogadore que saíram que podem fazer falta são Pazienza e Sorense, que eram reservas imediatos nas suas posições mas que foram substituídos por Caceres e Padoin. Especula-se que Krasic ainda pode ir para a Rússia, onde a janela ainda está aberta, mas o jogador já deixou claro que só quer sair para um clube de tamanho igual ou maior que a Juventus.
Quem saiu:
Pazienza (M, Udinese), Iaquinta (A, Cesena), Motta (D, Catania), Toni (A, Al Nasr), Amauri (A, Fiorentina) e Sorensen (D, Bologna).
Quem chegou:
> Marco Borriello(A): veio por empréstimo da Roma por 500 mil euros com opção de compra no final da temporada por 8 milhões. Das categorias de base do Milan, passou por clubes como Sampdoria, Treviso, Reggina, Empoli, Triestina, Genoa e Roma. Tem passagens pela seleção italiana.
> Martin Caceres(D): esteve durante a temporada 2009/2010 na Juventus por empréstimo vindo do Barcelona e teve problemas com lesões na época. Ao voltar para o time de Messi foi emprestado para o Sevilla que acabou o contratando em definitivo. Chega por empréstimo no valor de 1,5M de euros e se a Juventus terminar entre os seis primeiros do campeonato é obrigada a comprar o uruguaio por 8 milhões de euros. Caceres vestirá a camisa número 4 em homenagem a outro uruguaio que jogou na Juve, Paolo Montero.
> Simone Padoin(M): a maior surpresa entre os que chegaram, em nenhum momento foi especulado na Velha Senhora. Sua contratação foi anunciada no penúltimo dia da janela e vem para ocupar a vaga deixada por Pazienza como reserva imediato de Pirlo, Marchisio ou Vidal. Foi comprado em definitivo junto a Atalanta por 5M de euros. Trabalhou com Antonio Conte na sua ex equipe e já esteve na Juventus para um 'tour' nos Estados Unidos na temporada 09/10. Padoin, que tem 27 anos, tem passagens pelas seleções italianas sub-19, sub-20 e sub-21.
> Ouasim Bouy(M): jogador holandês formado nas categorias de base do Ajax adquirido por 200 mil euros. O Milan também tinha interesse no jogador de 18 anos que recentemente esteve no Brasil e participou do amistoso do Ajax contra o Palmeiras. Tem passagens pelas categorias de base da seleção holandesa. Vai reforçar o 'primavera'.
> Jean Mbida(D): camaronês de 21 anos tem passagens pelas equipes de jovens da Internazionale e vem proveniente do Vicenza. Deve fazer parte da equipe 'primavera'. Detalhes da negociação desconhecidos.
Fechando a conta da temporada 2011/2012, Marotta gastou 95,75 milhões de euros para formar a equipe que hoje lidera o campeonato italiano. Esse valor pode subir devido a contratos como o de Caceres.
O valor arrecadado com as saídas de jogadores na temporada 11/12 é de 15,4M de euros.
O valor gasto é alto, mas nessa temporada o time tem correspondido em campo, diferente de temporadas passadas que valores similares foram expendidos e o time não 'decolou'. Esses motivos valorizam o trabalho de Antonio Conte no comando técnico e dá sobrevida a Marotta no cargo de diretor geral onde ele está garantido somente até o término dessa temporada. Andrea Agnelli renovará com Marotta? Fabio Capello já demonstrou interesse no cargo dizendo que após a Eurocopa quer voltar a trabalhar em clubes mas não como técnico. A vida de Marotta na Juventus só o futuro responderá.
Veja as análises dos outros times:
